Uvas: Castelão
País: Portugal.
Região: Tejo
Produtor: Quinta da Alorna.
13% álcool
Temperatura: 16-18°C.
A vindima deste tinto ocorre manualmente e suas uvas são provenientes de vinhas velhas com 35 anos de idade, plantadas em uma região conhecida como Charneca, um dos três terroirs característicos do Tejo. O terroir privilegiado dessa zona proporciona elegância e frescor a este vinho, que ajudam a expressar a harmonia natural entre o solo, o clima e as vinhas.
A sua fermentação ocorre com temperatura controlada e cerca de 50% do lote passa por estágio em barricas de carvalho francês por um período de 12 meses.
Como curiosidade, o Rio Tejo passou pela região da Charneca, local onde as vinhas estão localizadas. Com a passagem, o rio deixou sua marca sob a forma de calhau rolado, ou seja, deixou as pedras em formato arredondado, por conta da erosão provocada pelas águas.
Visual: cor rubi intensa.
Olfativo: possui um aroma de muito frescor, com notas de mentol e chocolate, e toques de frutas pretas em compota completam o bouquet.
Paladar: Na boca, é intenso com um bom volume. É um vinho fino e elegante, com uma boa acidez e um final de prova muito prazeroso.
Harmonização: Este tinto harmoniza muito bem com pernil de porco assado, pratos de touro, arroz de pato e gratinados de bacalhau.
Premiação: 2017 - 91 pontos Revista Adega
Empório com vinhos, espumantes, cachaças e licores artesanais, destilados. Delicatessen com produtos importados, produtos artesanais, diferenciados. Agende seu horário e tenha um atendimento personalizado.